top of page

Projeto CineB Solar apresenta "Jair Rodrigues - Deixe que Digam"

  • Ketlyn Paes
  • 20 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de mai. de 2024



O CineB Solar é um projeto realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, que busca levar o cinema nacional àqueles que não tem acesso, democratizando a sétima arte e divulgando títulos brasileiros.



ree
Divulgação

Na última terça-feira (19), o circuito itinerante exibiu o filme “Jair Rodrigues - Deixe que Digam” no auditório da Universidade São Judas Tadeu. A produção lançada em abril deste ano teve como espectadores alunos de cursos da comunicação. O documentário possui 90 minutos, é dirigido por Rubens Rewald e dedica-se a explorar a trajetória artística e pessoal de um dos cantores mais influentes da música brasileira, Jair Rodrigues.




Com vídeos e entrevistas da época, o longa exibe performances e o estilo único que Jair tinha ao se apresentar. O paulista conhecido pelo alto astral foi referência a diversas outras personalidades da cultura como Roberta Miranda, Theo de Barros, Rappin’ Hood, Armando Pittigliani e Raul Gil - diga-se de passagem que todos receberam a indicação: “amigos de Jair”.


Familiares também estão presentes e trazem à tona histórias que mostram além do grande intérprete, já que o músico era filho, irmão, marido e pai. Possibilitando, assim, que novas gerações conheçam a versatilidade do cantor junto a depoimentos comoventes vindos daqueles que o conheceram em maior intimidade.


Apesar do longa não entrar em polêmicas da vida do artista - tratando tudo com extrema positividade - é mostrado que ele se considerava sem partido enquanto a Ditadura Militar seguia, sempre se mantendo neutro em pautas políticas.


O filme foi produzido pela Confeitaria de Cinema, tem distribuição no Brasil pela Elo Studios e, por enquanto, não está disponível em nenhuma plataforma de vídeos.


“Deixa que digam

Que pensem

Que falem

Deixa isso pra lá

Vem pra cá

O que que tem?

Eu não estou fazendo nada

Você também”


Ainda que em um ambiente elitizado - uma universidade privada localizada em um bairro nobre da cidade - e que, sim, tem acesso a cinemas e obras nacionais, o projeto Cineb Solar foi a ponte para que alguns jovens encarassem essa obra pouco conhecida e que poderia facilmente passar batida na tela infinita de algum serviço de streaming.


Destaco aqui o momento em que os créditos subiram e os universitários começaram a dar depoimentos acerca da experiência, pude notar que não havia sido a única a me emocionar. Pelo contrário, a história de Jair Rodrigues de Oliveira foi responsável por mais lágrimas do que é possível mensurar - mesmo que algumas sequências deixem claro a intencionalidade de tal sentimento.


Comments


logo prisma (preto).png

© 2024 por prisma

bottom of page